A moda no divã

Roberta Pasqualatto -
A moda no divã

Ninguém é o que parece 

Não conseguimos compreender o suicídio de ricos e famosos. Ficamos estupefatos ao saber que, de Merilyn Monroe à Robin Williams, celebridades põem fim às suas próprias vidas. Mas como? Elas têm dinheiro, fama, talento, milhões de fãs, admiradores, seguidores. Podem comprar o que quiserem, ir onde quiserem, fazer o que quiserem. Limusine, mansão, empregados: elas têm tudo! O que mais poderiam querer? Alcançaram o que muitos parecem buscar e estando lá, não encontraram mais motivos para viver. Preferiram morrer. 

Ouvimos por aí: “a imagem de fulano de tal fatura milhões”. Ela faz vender desde desodorante a produtos de luxo. Beleza, alegria, juventude, sex appeal: o negócio rentável não é o sujeito, mas apenas a imagem!

E é só quando a fatalidade que põe fim à vida de todos chega antecipadamente para estas pessoas – que “pareciam” tão felizes, cujas vidas eram tão perfeitas – que a quantidade de sofrimento que elas enfrentavam diariamente vêm à tona. Aí sim ouvimos falar em depressão, ansiedade, solidão, frustrações, remédios, drogas. Afinal, uma hora os holofotes sempre se apagam. 

Nesse momento pensamos: deve haver algo de errado com essas “imagens” que vemos por aí. Pois se pararmos para pensar, existe uma distância significativa entre o que parece e o que é; e nesse espaço sempre mora uma incógnita, um algo que não conhecemos mas que pede uma resposta. Podemos tentar solucioná-la de dois modos: falando – sobre o que pensamos a respeito do que vemos; ou ouvindo – para saber “o que é isto que vejo”. Se, como disse Kant, os sentidos não nos enganam simplesmente porque eles não julgam, talvez precisemos nos importar mais com o sujeito por trás da imagem. Até a próxima sessão!


Leia também


Como montar looks estilosos e modernos com Saia Jeans
Como montar looks estilosos e modernos com Saia Jeans

Conheça a versatilidade da saia jeans e veja dicas para escolher o modelo perfeito para cada ocasião.

 

Leia Mais
Sobreposição de blusa com vestido está na moda
Sobreposição de blusa com vestido está na moda

Como sempre a moda vem trazendo um pouco do passado e desta vez é dos anos 90.

 

Leia Mais
Xadrez é a Estampa do Momento
Xadrez é a Estampa do Momento

Fenômeno na década de 80, quando o grunge era o estilo musical mais cool do momento, o xadrez surge repaginado 

as produções ficam sempre modernas e despojadas, ótima para os looks do dia a dia e ocasiões menos formais!

Leia Mais
X