A moda no divã

Roberta Pasqualatto -
A moda no divã

Ninguém é o que parece 

Não conseguimos compreender o suicídio de ricos e famosos. Ficamos estupefatos ao saber que, de Merilyn Monroe à Robin Williams, celebridades põem fim às suas próprias vidas. Mas como? Elas têm dinheiro, fama, talento, milhões de fãs, admiradores, seguidores. Podem comprar o que quiserem, ir onde quiserem, fazer o que quiserem. Limusine, mansão, empregados: elas têm tudo! O que mais poderiam querer? Alcançaram o que muitos parecem buscar e estando lá, não encontraram mais motivos para viver. Preferiram morrer. 

Ouvimos por aí: “a imagem de fulano de tal fatura milhões”. Ela faz vender desde desodorante a produtos de luxo. Beleza, alegria, juventude, sex appeal: o negócio rentável não é o sujeito, mas apenas a imagem!

E é só quando a fatalidade que põe fim à vida de todos chega antecipadamente para estas pessoas – que “pareciam” tão felizes, cujas vidas eram tão perfeitas – que a quantidade de sofrimento que elas enfrentavam diariamente vêm à tona. Aí sim ouvimos falar em depressão, ansiedade, solidão, frustrações, remédios, drogas. Afinal, uma hora os holofotes sempre se apagam. 

Nesse momento pensamos: deve haver algo de errado com essas “imagens” que vemos por aí. Pois se pararmos para pensar, existe uma distância significativa entre o que parece e o que é; e nesse espaço sempre mora uma incógnita, um algo que não conhecemos mas que pede uma resposta. Podemos tentar solucioná-la de dois modos: falando – sobre o que pensamos a respeito do que vemos; ou ouvindo – para saber “o que é isto que vejo”. Se, como disse Kant, os sentidos não nos enganam simplesmente porque eles não julgam, talvez precisemos nos importar mais com o sujeito por trás da imagem. Até a próxima sessão!


Leia também


KARL LAGERFELD PARA RIACHUELO
KARL LAGERFELD PARA RIACHUELO

E a coleção de Karl Lagerfeld para a Riachuelo finalmente está para ser lançada!

“Karl Lagerfeld é um dos nomes mais importantes da moda mundial, um gênio criativo, que pensa a frente de seu tempo e que sabe o que a mulher vai desejar usar, muito antes dela saber.”, diz Marcella Kanner, Gerente de Marketing da Riachuelo.

Leia Mais
Trend Alert: As Stirrup Pants estão de volta.
Trend Alert: As Stirrup Pants estão de volta.

A peça de hoje pode parecer um tanto estranha, mas tem atraído muitas adeptas e a atenção do mundo fashion.

Leia Mais
Lojas Pérola: um novo conceito em Loja.
Lojas Pérola: um novo conceito em Loja.

Com premissa de traduzir uma moda mais versátil, exclusiva e acessível aos consumidores, as Lojas Pérola reinaugura uma de suas lojas, que fica localizada na Rua São Paulo, 809 - Próximo aos Correios em Cascavel - PR

Leia Mais
X